Se você pensa que esse é um feito impossível, se enganou. A timidez, assim como outras questões ligadas à inteligência emocional, pode ser controlada e trabalhada. Aqui você vai aprender como acabar com a timidez de vez, principalmente quando precisar falar em público. Para começar, vale a pena entender o que leva alguém a ser tímido e a ter isso como uma forma de “bloqueio” para o seu contato com outras pessoas.

Os efeitos da timidez

            Que a timidez pode atrapalhar e muito a sua vida você já deve saber. Ela, inclusive, pode ser um fator decisivo para o seu sucesso profissional, principalmente em carreiras que exigem o contato com outras pessoas ou a sua participação em palestras e eventos. Por isso, é importante saber como acabar com a timidez. Em linhas gerais, pessoas tímidas se sentem da seguinte forma:

  • Apreensivas;
  • Observadas;
  • Desconfortáveis;
  • Rejeitadas;
  • Julgadas.

O pior é que essas sensações e receios acontecem sem fundamento, pois na maioria das situações se quer as pessoas estão prestando atenção no tímido. É muito mais uma questão de pensamento e percepção do que de realidade.

Para muitos estudiosos, essa é uma reação comum para quem tem baixa autoestima ou já passou por algum processo de rejeição. Justamente por isso é possível converter essa insegurança em força e, de forma positiva e natural, ir deixando a timidez de lado.

Então, como acabar com a timidez de vez

            A primeira coisa que você precisa fazer é entender que a timidez pode ser vencida. Apenas com essa certeza em sua mente é que você poderá tomar qualquer atitude para acabar com ela. O segundo passo é acreditar em si mesmo e na capacidade que tem.

Confiança também é uma das bases para a desenvoltura na hora de falar em público e de crescer pessoal e profissionalmente. Quem deixa a timidez tomar conta tem tremedeira, gagueira, entra em pânico e tem até dificuldade de respirar ao precisar interagir com outras pessoas. Portanto, confie em si e pare de pensar que está sendo julgado!

            Com esses dois pontos destacados, agora você confere algumas atitudes que podem te ajudar a acabar com a timidez de vez na hora de falar em público:

– Participe de grupos de discussão

            Ter esse compromisso ajuda a perder o medo de falar em público. Faça isso pelo menos uma vez por semana. Quando se fala em grupos de discussão, não são necessariamente profissionais ou feitos por terapeutas. Você pode criar essa rotina com amigos, familiares e com colegas de trabalho e usar esse momento para melhorar sua desenvoltura e aprimorar seus relacionamentos interpessoais.

– Concentre-se em você

            Tire o foco do público e do fato de terem pessoas ouvindo você. Foque no seu material, no seu texto, no que você quer falar, passar ou ensinar para os espectadores. Quando você foca na meta fica mais fácil lidar com o fato de estar “no centro das atenções”.

– Pratique sempre que puder

            Já sabe que vai precisar falar em público? Então, treine! Em frente ao espelho, com seus filhos, com amigos ou até com aquele colega de trabalho que é mais próximo. Treine seu texto, sua fala, seus gestos o máximo que puder e ouça com atenção o feedback das pessoas sobre sua apresentação. Com esses retornos anotados, treine mais e vá aprimorando e perdendo a timidez. O segredo é ir trocando sua audiência, como acontece na “vida real”, já que cada um tem uma reação e percepção.

– Foque no seu sucesso

            Ao invés de pensar que terão pessoas te olhando, treine sua inteligência emocional e sua mente para encararem uma apresentação como um dos passos para o seu sucesso. Veja a sua fala em público como uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Focar no sucesso é ótimo para acabar com a timidez!

– Respire fundo

            A respiração é uma aliada poderosa contra a timidez. Ao se concentrar nela, principalmente naqueles cinco minutinhos que faltam para começar a apresentação, fica muito mais fácil deixar o estresse de lado e manter a calma. Tente!

            Colocando em prática o que aprendeu aqui e treinando sua mente para encarar as apresentações em público como algo positivo para você e para a sua carreira tudo começa a se encaixar e aí você aprende como acabar com a timidez de uma vez por todas. Se você já se sente pronto é só começar, senão prepare-se e comece o quanto antes a trilhar seu caminho para o sucesso!

Translate:
Contato ➪ 61 98220-7712
Copyright © INSTITUTO VERBALIZE
Endereço ➪ SCN, Quadra 1, Bloco F – Edifício American Officer Tower - Brasília, DF.
Orgulhosamente Desenvolvido por, WEBSITENOVO.com | para Pessoas & Empresas