Falar em público não precisa ser nenhum “bicho de sete cabeças”. Mas, se você não consegue fazer uma apresentação com naturalidade e sente mais do que aquele frio na barriga, precisa aprender algumas técnicas para se acalmar e não ter aquela crise de ansiedade, que inclusive atrapalha a voz, as expressões corporais e o raciocínio. Hoje separamos aqui 7 técnicas para se acalmar simples e rápidas para que você supere o medo de falar em público de forma natural e duradoura. Pronto?

1) Foque na sua respiração

            Respirar fundo é uma das principais técnicas para se acalmar antes de começar uma palestra ou apresentação. Quanto mais você se concentrar na respiração, no movimento do ato e levar mais oxigênio para o seu cérebro, maior será sua concentração e menor o seu nível de estresse, reduzindo inclusive os batimentos cardíacos e a famosa tremedeira. Comece por aí!

2) Tenha autoconfiança

            Quando você se planeja para a participação em um evento, por exemplo, é muito mais fácil falar em público. Porém, nem sempre isso é possível, não é mesmo? Para essas horas é necessário que você supere o medo do desconhecido e confie em você e no seu conhecimento sobre o tema que será abordado. Lembre-se das experiências que tem, do que estudou, do quanto já se preparou para outras ocasiões assim e confie que sabe o que está fazendo.

3) Escreva o que está sentindo

            Para muitas pessoas só controlar a respiração e tentar manter a confiança não são suficientes para o momento de maior desespero. Por isso, também vale levar um caderninho onde você poderá anotar tudo o que está sentindo para ajudar a “colocar pra fora” a tensão reprimida. Essa é uma das técnicas para se acalmar que funciona muito bem para quem tem mais dificuldade de concentração e de expressar os sentimentos.

4) Concentre-se em pensamentos positivos

            É normal para quem fica mais ansioso pensar que vai tropeçar no palco, gaguejar, esquecer palavras e tantas outras questões que não passam do seu medo falando mais alto. Antes de começar seu “show”, concentre-se em pensamentos positivos, como o quanto aquele momento ajudará sua carreira ou seu relacionamento dentro do trabalho, as oportunidades que poderão surgir com os contatos que fizer e a chance de trabalhar seu autocontrole e praticar a fala em público.

5) Movimente-se

            Quanto mais parado se fica, mais a ansiedade aparece. Naqueles cinco ou até dez minutinhos antes de começar a falar, fique de pé, ande pela antessala, dê um pulinho no banheiro, beba uma água…Enfim, movimente-se! O movimento também é uma das técnicas para se acalmar que reduz o estresse e ajuda na concentração. Também vale usar o movimento a seu favor na abertura da apresentação e ao longo dela.

6) Assista a palestra anterior

            A observação é uma das melhores técnicas para se acalmar, pois com ela você pode estudar movimentos, expressões e aqueles momentos de vibração do público, já tendo uma noção melhor do que fazer e do que esperar da audiência ao longo da sua apresentação. Sabe aquele treino no espelho? Você deve fazê-lo em casa e o palestrante anterior (se saindo bem, claro) deve ser o seu espelho no dia para que você supere o medo.

7) Enxergue todas as suas apresentações como uma forma de aprendizado

            Ninguém nasce sabendo como falar em público. Essa é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida durante o crescimento pessoal e profissional. Por isso, mais do que encarar uma palestra ou evento como um momento de estresse e ansiedade, você deve trabalhar a sua inteligência emocional para enxergá-la como mais uma oportunidade de aprendizado. Afinal, quando a sua apresentação for finalizada, a reação do público, as filmagens feitas, as fotos e o feedback te darão uma boa noção de como se saiu e do que você precisa melhorar.

            Mantendo a calma, não existe motivo para tudo dar errado como o seu medo quer fazer você acreditar! Treine, se prepare, planeje, conheça o lugar aonde irá se apresentar, colete informações sobre a audiência e, no dia, aplique as técnicas para se acalmar que aprendeu aqui, supere seu medo e fale em público como um profissional!

Comentários

comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published.