Conviver em sociedade tem seus altos e baixos, afinal a todo momento se está lidando com pessoas que têm diferentes experiências de vida, opiniões e personalidades. O medo de pessoas não é uma doença moderna, mas uma realidade que persegue diversos indivíduos a gerações e que atrapalha muito a desenvoltura e o sucesso na hora de falar em público.

            Muito mais do que uma questão psicológica, o medo de pessoas tem a ver com insegurança e com o receio de ser de alguma forma rejeitado e julgado. Quando esse tipo de pensamento fica rondando a mente de alguém, a pessoa naturalmente se sente inferior aos que estão à sua volta e acaba se fechando no seu próprio mundo.

Neste ponto, você deve estar se perguntando:“o que fazer para superar isso”?Trabalhar a sua autoconfiança, aprender técnicas de oratória e criar sua própria credibilidade são alguns dos segredos para combater o medo de pessoas. A boa notícia é que hoje você aprenderá por aqui como desenvolver esses aspectos e como um curso de oratória poderá te ajudar na hora de virar um verdadeiro profissional ao falar em público. Pronto?

Como trabalhar a autoconfiança e a credibilidade

            Como o nome já diz, autoconfiança tem a ver com a credibilidade que você dá pra você mesmo. Pode parecer confuso, mas não é, pois muitos indivíduos que sentem medo de pessoas têm como justificativa o fato de serem “menores” do que quem está à sua volta. Porém, a realidade é que cada um tem o seu valor. O que é preciso é saber reconhecê-lo e torná-lo a sua estrela. Confira como fazer isso:

– Valorize a sua história:

            Tudo o que aconteceu na sua vida, lá, desde a infância, te fez ser quem você é hoje. Cada experiência, cada erro, cada acerto, cada trauma…Tudo te levou a sua personalidade de hoje. Reflita sobre a sua história e valorize-a, exaltando suas qualidades e as relações e experiências que te fizeram ser quem você é. Quem tem história pra contar, tem mais credibilidade e confiança.

– Deixe de lado a comparação:

            Cada ser humano é único e, por isso, é impossível ficar fazendo comparações entre um indivíduo e outro. O mesmo vale para você. Oportunidades, aprendizados, conhecimentos, entre tantos outros aspectos são diferentes de uma pessoa para outra e isso não as faz melhores ou piores que ninguém, apenas diferentes e únicas. Portanto, pare de se comparar e confie na sua essência, isso te ajudará a criar sua própria credibilidade (na sua mente e na dos outros) e a trabalhar sua autoconfiança.

– Confie no seu potencial:

            Você tem valor! Coloque isso na cabeça de uma vez por todas e confie em você. O que você precisa é acreditar no seu potencial e saber que tem capacidade para ir sempre mais longe. Toda vez que receber alguma crítica ou que aquela vozinha começar a te dizer que você não tem valor, lembre-se das suas qualidades e foque nelas. Credibilidade também passa pelo potencial.

– Não se cobre tanto

            Outro segredo para ter mais credibilidade e confiança e perder o medo de pessoas é não se cobrar tanto. Aceite que erros vão acontecer e que você poderá sempre aprender e evoluir com eles. Compreenda qual é o papel de cada apresentação ou evento na sua vida, veja esses momentos de interação com outros indivíduos como oportunidades e aprendizados. Afinal, no futuro eles farão parte da sua história e de quem você será.

Como aprender técnicas de oratória

            Agora que você já sabe as mudanças internas, de pensamento e de atitudes que precisa ter, é hora de compreender como as técnicas de oratória te ajudarão a reforçar todos esses aspectos.

Quem fala bem, por si só, já transmite confiança e conhecimento. Por isso, esse é um ponto essencial para superar o seu medo de pessoas. Afinal, quem sabe se posicionar e tem desenvoltura pra falar em público já transmite uma mensagem totalmente diferente de quem fica encolhido, tímido e com medo, certo?

Em um curso de oratória você poderá trabalhar não só as técnicas de linguagem verbal e não-verbal, como também aprenderá a trabalhar a sua mente para encarar a hora de falar em público como uma oportunidade de crescimento.

Você aprenderá truques para controlar a respiração, para ter mais positividade, entre tantos outros aspectos, como o controle de tremedeiras, gagueira e outros “tiques” que acontecem quando o medo de pessoas mostra suas garras.Ficou curioso? Então, faça uma aula experimental do curso de oratória e comece a traçar hoje o seu rumo para o sucesso! Até a próxima!

Comentários

comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published.