A oratória é a arte de saber falar em público de forma natural, estruturada e com a capacidade de encantar e influenciar os ouvintes. Mas, será que é só isso que você vai aprender em um curso de oratória? Pra acabar de vez com a dúvida se vale a pena ou não fazer um curso de oratória, aqui foram separados os principais benefícios e habilidades que serão aprendidas nesse tipo de treinamento.

Você conhece o curso de oratória?

            Saber falar bem é essencial não só na vida pessoal e para construir bons relacionamentos, mas principalmente para o desenvolvimento profissional e o sucesso na carreira. Essa é uma habilidade que para muitas pessoas, especialmente os mais tímidos, pode ser um grande desafio. Um bom curso de oratória irá quebrar essa barreira e fazer muito mais!

            Os cursos de oratória possuem diferentes vertentes, tendo alguns voltados para a parte mais artística da apresentação e da postura, outros mais para a fala e entonação e alguns que envolvem todos esses aspectos e oferecem uma formação completa. Essa diferenciação existe justamente para que a pessoa possa escolher qual aspecto precisa ou quer aprimorar.

Afinal, qual a importância de um curso de oratória?

            Um bom comunicador é aquele que tem mais chances de sucesso. Afinal, tudo na vida do ser humano gira em torno das relações interpessoais e da capacidade de comunicação. Podem-se destacar três pontos fundamentais sobre a importância de fazer um curso de oratória:

  1. Falar é uma necessidade básica, essencial. Sem ela você não é capaz de expressar o que pensa, de trocar conhecimentos e menos ainda de evoluir pessoal e profissionalmente;
  • Quem sabe falar em público e tem boa desenvoltura, tem mais sucesso. Não adianta pensar o contrário. É comprovado;
  • Alta autoestima, bons relacionamentos, vendas que não param e novas oportunidades são algumas das consequências de saber falar bem em público.

O que você aprende no curso de oratória?

            Agora que você já sabe o quanto se comunicar é vital, entenda o quanto um curso de oratória pode agregar valor ao seu currículo e ao seu desenvolvimento pessoal, conferindo alguns dos elementos que compõem esse tipo de treinamento:

Estudo da audiência

            Você aprenderá como é importante conhecer o seu público para criar seu discurso e saber como se portar na hora de falar para ele.

Planejamento da apresentação

            Sabendo como você deve se preparar para o dia da apresentação, que etapas deve cumprir, fica muito mais fácil se sentir preparado. Em um curso de oratória completo você aprenderá sobre a importância do planejamento e como fazê-lo.

Controle da respiração

            Esse é um ponto importante para reduzir o estresse na hora de falar em público, além de influenciar na entonação e na voz.

Redução da ansiedade

            Ela é a verdadeira vilã. Tremedeira, gagueira, trejeitos e expressões faciais e corporais que não são amigáveis são alguns dos efeitos da ansiedade. Em um curso de oratória você aprende a controlá-la.

Técnicas de oratória

            Aqui você aprende o uso de perguntas, a mudança da entonação vocal, a aplicação de determinadas expressões, a movimentação no palco, entre outros aspectos que ajudam a mudar a percepção dos espectadores sobre o apresentador.

Estratégias teatrais

            No teatro é preciso ter desenvoltura e deixar a vergonha de lado para encarar a plateia e fazer uma boa apresentação. No curso de oratória você também poderá aprender algumas estratégias baseadas no teatro para aplicar nos seus treinos, pesquisas e na hora de falar em público.

Técnicas de memorização

            Um bom comunicador não precisa ficar olhando a apresentação no projetor e menos ainda ficar lendo. Ele sabe de cor o que vai dizer e o que quer transmitir para as pessoas. A fala deve ser natural, por isso, é importante saber memorizar.

Perda da timidez

            Existem alguns cursos de oratória que trabalham exatamente a timidez, reduzindo os medos, melhorando a autoconfiança e ensinando diversas técnicas para acabar com ela de vez.

Quero tudo isso. E agora?

            Agora que você já pode perceber a diferença que um curso de oratória pode fazer na sua vida, fica o convite: faça uma aula experimental e comece a tirar do papel os seus planos de sucesso para 2019. Faça deste o melhor ano da sua vida e da sua carreira, afinal só depende de você!

Comentários

comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published.