Comunicação Empresarial.

A Comunicação Empresarial é um conceito que engloba duas das estratégias mais importantes de uma empresa: a “conversa” com os públicos internos e externos. Em linhas gerais, ela surgiu com o objetivo de ajudar as companhias a terem um alinhamento na comunicação com esses públicos de forma a alcançar objetivos quanto a imagem e reputação da organização e com isso atrair novas oportunidades de negócio.

Como qualquer estratégia, a Comunicação Empresarial tem diferentes tipos, aplicações e características, que você conhecerá nas próximas linhas. Muitas são as ferramentas que você poderá utilizar para fazê-la, como vídeos, TVs Corporativas, Newsletters, entre outras. Assim como é grande a variedade de profissionais envolvidos na sua concepção como jornalistas, publicitários e relações públicas. Com o que será apresentado aqui ficará muito mais fácil você colocá-la em prática no seu negócio e melhorar seus resultados. Entenda agora quais são os tipos de Comunicação Empresarial.

Tipos de Comunicação Empresarial

Como dito anteriormente, existem dois tipos de Comunicação Empresarial, a interna e a externa. Cada uma tem sua importância e particularidades que você conhece agora.

1) Interna

Essa é a que fala diretamente com os públicos de interesse internos, ou seja, que estão diretamente relacionados ao dia a dia e as atividades do negócio. Incluem-se aí colaboradores, fornecedores, prestadores de serviço, terceirizados, parceiros e formadores de opinião que fazem parte do quadro da empresa.

Esse conjunto de pessoas é um dos alvos mais importantes da Comunicação Empresarial, pois o sucesso, sustentabilidade e resultados da organização dependem deles. Entre as estratégias que podem ser usadas para a sua aplicação estão a apresentação de resultados, a abertura no relacionamento com essas pessoas, a solicitação de sugestões, o uso de recompensas, a transparência com a divulgação dos objetivos e metas, entre outros recursos.

A Comunicação Empresarial Interna ainda pode ser vista como um instrumento de gestão, evitando ruídos que possam prejudicar todo o trabalho da companhia ao longo dos anos. Ela também é um suporte importante para o clima organizacional, pois ajuda na criação de ações de Endomarketing para a motivação de funcionários. Nesse sentido, pode-se dizer que existem alguns fluxos de comunicação usados nessa estratégia. Dá uma conferida neles:

  • Descendente: é a comunicação que parte dos cargos de alta gestão para os cargos mais baixos. É preciso cuidado na sua aplicação para não interferir negativamente no relacionamento com os colaboradores;
  • Ascendente: um dos que têm ganhado força. É quando os funcionários transmitem as informações para os gestores, atuando de forma ativa;
  • Horizontal: fluxo de informação entre colaboradores do mesmo nível hierárquico;
  • Circular: principalmente nas empresas mais modernas ou informais, esse é o tipo de comunicação que circula entre todos os níveis hierárquicos, todos participam na mesma frequência;
  • Transversal: é semelhante a circular, permite que todos os níveis façam intervenções em outras hierarquias e áreas de atuação. É dinâmica e uma das mais atuais.

2) Externa

Sendo o oposto da interna, a Comunicação Empresarial Externa conversará com todos os públicos de fora da empresa, como sindicatos, autoridades, consumidores e formadores de opinião externos à companhia. Pode-se dizer que é a divulgação de informações da empresa para o público que se deseja atrair e para a formação de uma reputação e uma imagem relacionada ao negócio. Em geral, utiliza veículos como a internet, as redes sociais, os e-mails Marketing, releases, entre outros.

Os objetivos principais desse tipo de comunicação é divulgar as ações da empresa, seus diferenciais, novidades, eventos e qualquer informação que ajude a formar uma imagem da marca na mente das pessoas. Existem dois modelos usados:

  • Comunicação Mercadológica: são as divulgações voltadas diretamente para o mercado, mais precisamente para os consumidores e a sociedade, com o objetivo de falar sobre o posicionamento da empresa, produtos, serviços, diferenciais e principais características;
  • Comunicação Institucional: é a que trata diretamente com a imprensa, autoridades e sindicatos. É o diálogo e prestação de contas com essas pessoas visando posicionar a marca.

Comece já a aplicar a Comunicação Empresarial

Agora que você já conhece os dois tipos principais de comunicação que compõem o conceito e já sabe as suas particularidades e importâncias está na hora de aplicar a Comunicação Empresarial na realidade do seu negócio. Lembre-se: você terá que usar as duas estratégias, pois somente assim elas terão o resultado esperado e ajudarão a sua organização a chegar lá e ir mais longe. Até a próxima!

Comentários

comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published.