Não existem barreiras quando o assunto é aprender como ser social e melhorar a forma de se comunicar com as pessoas. O ser humano tem um poder de aprendizado e transformação que muitas vezes passa despercebido e que pode e deve ser aplicado para o crescimento profissional e pessoal.

Saber como ser social faz toda a diferença nos relacionamentos interpessoais e ainda contribui para alcançar o sucesso. Afinal, quem quer ficar perto de pessoas fechadas ou que não mostram um pingo de preocupação com o próximo? Além disso, ser social ajuda a saber falar com as pessoas de forma mais natural, com empatia.

            Hoje chegou o dia de começar a aprender o caminho e as atitudes que precisa ter para ser sociável e trilhar um trajeto repleto de realizações e conquistas.

Aprendendo a sair da caixa e ser sociável

            Ser social para muitas pessoas é um processo natural e até divertido. Porém, para outras, seja por timidez ou por medo de falar em público, esse processo pode ser um grande desafio. Fato é que o ser sociável não está relacionado diretamente à personalidade ou a um dom. É algo que pode ser aprendido e desenvolvido. Basta querer e sair da inércia!

            Antes de entrar no detalhamento das características de quem é sociável, que tal conferir alguns dados que mostram a importância dessa capacidade? Segundo um estudo da TalentSmart, empresa reconhecida por pesquisas ligadas à inteligência emocional, ser social melhora em 58% a performance individual no trabalho e ainda é responsável pelo sucesso de 90% das pessoas de alta performance.

            Ser social vai muito além da simpatia e para começar a aprender a sair da caixa e ser social agora você conhece as características das pessoas sociáveis:

  • Sabem ouvir os outros e é ouvir de verdade, sem fazer de conta;
  • Gostam de estar em companhia de pessoas de diferentes crenças e vivências;
  • Sentem a dor do outro, se importam genuinamente com o próximo e procuram ajudar sempre que podem;
  • Curtem aprender coisas novas e trocar conhecimento;
  • Têm a sinceridade como marca registrada, sem a usá-la como forma de ofensa;
  • São autênticos e têm grande consciência de quem são e de onde querem ir;
  • São articulados, sabem usar as palavras para ajudar no crescimento, seja pessoal ou de quem convivem.

Colocando em prática a sociabilidade

            As características principais de quem é sociável estão diretamente relacionadas a atitudes, não a dons ou coisas sobrenaturais. Também não se pode dizer que são pessoas evoluídas ou que já aprenderam com a vida, pois muitas possuem essas características desde pequenas.

            O que é fundamental para alcançar essa identidade é a inteligência emocional, trabalhar o autoconhecimento e ter confiança sobre quem é e aonde quer chegar. Esses são os três pontos cruciais para começar a arregaçar as mangas e a colocar em prática o “aprender a ser social”.

            Confira outros caminhos e preparações que você precisará:

1) Confie em si mesmo

            Autoconfiança é diferente de arrogância. Você sabe o que viveu e as experiências que teve e quando entende que isso faz parte da sua história você ganha confiança. Sendo confiante, você não tem porque ficar se comparando aos outros e menos ainda criar um ambiente de competição. Fora que isso te deixa mais calmo na hora de falar em público.

2) Se conheça

            Faça um estudo sobre você mesmo. Quais são suas limitações? Pontos altos? O que é seu diferencial? O que te irrita? Quais são suas habilidades? Você é um reflexo da sua personalidade e quando você não se conhece ela pode parecer mais um borrão do que a sua imagem, a sua essência. Portanto, aprenda sobre você mesmo.

3) Entenda que pessoas são diferentes

            Cada um tem sua história, suas dores, seus conhecimentos…ou seja, pessoas são diferentes e isso não tem como mudar. É preciso que você entenda isso racionalmente e emocionalmente. Julgamentos, discussões e relações frustradas se reduzem drasticamente quando você adquire esse aprendizado.

4) Não tenha medo de errar e aprenda

            A melhor maneira de crescer é errando e aprendendo. Todo erro que você comete deixa uma lição. É normal errar nesse processo de aprendizado e crescimento e os erros não podem ser um motivo para desistir de ser sociável. Eles devem te motivar a seguir em frente e a tentar não cometer novamente o mesmo erro, isso vale inclusive para suas apresentações em público.

5) Saiba pedir desculpas

            Se errar, saiba reconhecer, pedir desculpas e arrumar a situação. A partir do momento em que as pessoas percebem o seu esforço em crescer e ser alguém melhor, você já começa a ser visto como mais sociável. Ninguém é perfeito e é preciso reconhecer as falhas.

Comece sua transformação

            Agora que você está mais por dentro do assunto, que tal começar a aprender como ser social colocando em prática essas 5 dicas? Elas são o início do seu caminho e já farão diferença nos seus relacionamentos, no crescimento pessoal, na sua desenvoltura ao falar em público e também no seu sucesso profissional. Comece agora sua transformação e conte pra gente como está indo nesse processo!

Comentários

comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published.