Como se comunicar bem e se destacar na carreira profissional.

Não existe nada pior em um ambiente profissional do que aquela pessoa que só vive reclamando, falando besteiras e destratando os outros, certo? Com certeza você não quer ser essa pessoa, menos ainda estar perto de uma delas ou ser uma de suas vítimas. Também não é bacana estar cercado de pessoas que nem abrem a boca ou expressam ideias e pensamentos ou fazem trocas de conhecimento. Pior ainda é ser visto assim. Individualismo no ambiente de trabalho afeta inúmeras equipes.

É exatamente para evitar situações assim que saber como se comunicar bem e de maneira consciente faz toda a diferença. Uma boa comunicação é primordial para se destacar na carreira profissional e ter mais tranquilidade na sua vida de pessoal. Por aqui, você poderá aprender um pouco mais sobre o assunto e descobrir algumas técnicas de como se comunicar bem e ir mais longe na carreira profissional.

Saiba escutar e aceite a opinião dos outros

O ambiente de trabalho não foi feito para discussões e desentendimentos sem sentido. Boa parte da sua carreira dependerá das suas ações. Duas delas que são fundamentais (quando o assunto é como se comunicar): saber escutar; e aceitar/receber o que é dito.

Saiba ouvir a opinião das outras pessoas sobre o seu trabalho, seja capaz de ter conversas francas e honestas e de aprender com seus erros e com os conselhos de outras pessoas. Para evoluir, para ter acesso a algo novo e para crescer profissionalmente esses são cuidados essenciais. Ser cabeça ou linha dura não leva ninguém ao destaque na carreira ou à tranquilidade na vida pessoal.

Seja positivo

É claro que nem todos os dias você estará de bom humor e emanando alegria por onde passa. Mas, ter uma postura positiva no ambiente de trabalho de forma constante, inclusive na maneira como fala e se posiciona, faz toda a diferença.

Dessa forma, você conquista pessoas, ganha confiança e cria relacionamentos mais verdadeiros, profundos e genuínos. Tudo isso é a base para o desenvolvimento de uma carreira sólida e cercada de pessoas que têm os mesmos sonhos e desejos que você. Muitos “nãos” e negatividade não trazem felicidade.

Emane generosidade e gentileza

Assim como você pode ter dias ruins, seus colegas de trabalho e seu (sua) líder também poderão tê-los. Por isso, seja gentil e generoso(a). Ofereça ajuda, entenda as dificuldades das pessoas, saiba escutá-las e aceitar aquele momento.

Ofereça um pouco do seu tempo, uma conversa durante o café, um tanto do seu conhecimento…mas, faça tudo isso sem querer nada em troca, apenas por ter empatia com a pessoa e, de fato, querer se comunicar bem com ela e criar um bom relacionamento. Generosidade e gentileza ajudam a crescer profissionalmente de forma natural e ainda ajudam a ser uma pessoa melhor.

Crie um bom networking

O conceito de networking refere-se a ter uma boa e vasta rede de relacionamentos com pessoas de todos os gêneros, áreas de atuação e opiniões. Quanto mais variado melhor, tanto em termos profissionais e de conhecimento quanto pessoais.

Saber como se comunicar bem faz toda a diferença na criação dos relacionamentos interpessoais e, consequentemente, de um forte networking, que poderá ajudar a conquistar novas oportunidades e abrirá muitas portas ao longo do desenvolvimento da sua carreira. A vida é feita de relacionamentos.

Tenha humildade

Entenda que humildade é diferente de humilhação. Reconhecer um erro, pedir ajuda e ter dificuldades não são exclusividades sua e nem devem ser motivo de vergonha. Principalmente no início de carreira, essas podem ser situações muito comuns.

Se comunique com quem pode ajudar. Peça auxílio. Errou? Reconheça, peça desculpas, aprenda com o erro e siga em frente. Foi ajudado? Agradeça e ajude de volta quando puder. Humildade tem a ver com tudo isso e ajuda a ter um ambiente de trabalho mais harmônico e, claro, no seu crescimento e destaque como profissional.

Sempre busque conhecimento e compartilhe-o

Tudo muda o tempo todo no mundo e isso não é novidade. Com os avanços tecnológicos cada vez mais rápidos e frequentes é preciso se atualizar. Por isso, busque conhecimento, mas também procure compartilhá-lo com quem está próximo. Troque ideias, conte experiências, comunique o que está aprendendo…tudo isso ajuda a crescer como pessoa e como profissional.

Mãos à obra

Não adianta ficar apenas na teoria. Com o que aprendeu até aqui, você já tem bagagem suficiente para começar a se comunicar bem e fazer a diferença no dia a dia do seu trabalho e na sua vida. Mãos à obra. Faça, aconteça e até a próxima!

Comentários

comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published.