Como perder o medo de falar em público: conheça 5 dicas matadoras.

Não há como negar que é muito comum sentir aquele frio na barriga, ter as mãos tremendo e até ficar com dor de estômago quando você precisa falar em público. E o suadouro então? A maioria das pessoas já sentiu tudo isso ou passou por situações semelhantes, seja na escola, naquele aniversário de família e, claro, na reunião de trabalho.

Aprender como gerenciar o medo de falar em público faz toda a diferença na vida e na rotina de uma pessoa, especialmente na carreira e nos relacionamentos mais próximos. Afinal, a comunicação é uma das habilidades mais importantes que o ser humano tem e merece ser desenvolvida. É exatamente para ajudar nesse processo de como perder o medo de falar em público que serão apresentadas aqui 5 dicas matadoras. Acompanhe, confira e coloque em prática!

1) Esqueça a palavra julgamento

Muito do medo de falar em público vem da sensação de que as pessoas estão olhando e julgando tudo o que você está fazendo ou usando, desde sua roupa até a sua apresentação. Encare o falar em público esquecendo a palavra julgamento.

É claro que as pessoas estarão prestando atenção no que você está falando, mas julgar já é outra história. Capriche no visual, na apresentação, tenha cuidado na forma, tom e velocidade da fala e deixe o julgamento de lado. Encare o “ter que” falar em público como um momento de troca de conhecimento, ensino e aprendizado e uma oportunidade de se aproximar das pessoas.

2) Se prepare para falar

Quando você tem tudo o que quer dizer na ponta da língua fica mais fácil gerenciar a ansiedade e os sinais físicos que ela provoca, como tremores e palavras enroladas. Se sentir seguro sobre a mensagem que quer transmitir é mais uma forma de perder o medo de falar em público.

Perceba que se você foi convidado(a) para uma apresentação ou evento é porque de fato as pessoas querem ouvir o que você tem a dizer e a compartilhar. É só se preparar.

3) Comece de modo diferente

Quando você inicia uma fala em público contando uma história, fazendo perguntas, criando afinidade com as pessoas, haverá maior impacto. Quem está assistindo irá participar e prestar atenção, afinal, você prendeu a atenção desde o início.

Conte uma situação que vivenciou, algo que levou até aquele momento de compartilhamento, algo que se aproxime do seu público. Assim, seu público tende a se manter atento durante toda a exposição. Pode confiar.

4) Conheça seu público

O começo impactante poderá ser aplicado independentemente de para quem você está falando. Mas, conhecer o seu público irá ajudar em diversos aspectos, como: saber qual linguagem usar; os temas em que deve focar; como interagir com as pessoas.

Cada público e situação em que for se apresentar terão características distintas, podendo ser mais abertos a determinadas brincadeiras ou tendo interesse em tópicos diferenciados dentro da sua área de conhecimento. Sabendo para quem se fala, também fica mais fácil se preparar. Faça um breve estudo sobre as pessoas que irão assisti-lo(a).

5) Bateu o medo, faça uma pausa (com respiração)

Nessa hora, até beber água ajuda. Concentre-se na sua respiração e foque no que tem a dizer. Inspire e expire profundamente, beba sua água com naturalidade e volte a falar. Em momentos onde você sentir aquela onda de ansiedade, a pausa e a respiração consciente são estratégicas.

É normal, principalmente nas primeiras vezes em que falar em público passar por esses momentos. Basta um silêncio absoluto do público ou murmúrios para começar o “ataque de pânico”. O segredo é fazer a pausa, respirar conscientemente e enfrentar o seu medo, afinal, “coragem não é ir sem medo, coragem é ir mesmo com medo”.

Chegou a hora de praticar

Na medida em que você começar a se expor é provável que o seu medo comece a aparecer, mas, com o tempo, a persistência e a prática pode ter a certeza de que ele irá embora naturalmente. Você pode inclusive acabar gostando disso e usando essa habilidade em diversos aspectos da sua vida. Ponha em prática e sinta a diferença.

Comentários

comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published.