Como falar bem em público: 5 técnicas para se destacar

Falar bem em público é uma habilidade que pode ser aprimorada e desenvolvida com um pouco de treino e com algumas técnicas que ajudam a destacar ainda mais a sua fala durante uma apresentação. Por aqui, você poderá aprender cinco técnicas infalíveis de como falar bem em público e ganhar cada vez mais confiança, principalmente em discursos voltados para a vida profissional. Acompanhe as próximas linhas, aprenda e coloque em prática.

1) Use e abuse das ilustrações

Você já deve saber que um dos primeiros segredos para falar bem em público é dominar o assunto sobre o qual irá discursar. Portanto, nem será citado esse passo aqui. Pra começar a se destacar e mostrar ao que veio use e abuse das ilustrações.

Entenda que aqui elas não se referem apenas a imagens, mas histórias, fatos, acontecimentos e qualquer situação que você possa usar para exemplificar a sua explicação. As ilustrações podem ser infográficos simples, complexos ou até um vídeo ou uma foto, mas devem ser bem colocadas, objetivas e com total sinergia com o tema proposto para a sua apresentação. Elas ajudam no entendimento do público sobre o que está sendo exposto e incrementam sua fala.

2) Crie interatividade

Público que fica inerte durante uma apresentação tende a se perder no assunto ou a encontrar distração em conversas paralelas e até no celular. Por isso, criar ações interativas e que dependam da participação ou resposta das pessoas faz toda a diferença. Entre os recursos que você pode usar estão:

  • Quiz no meio da apresentação;
  • Fazer dinâmicas com a participação de dois ou três indivíduos da plateia;
  • Fazer pausas programadas para uma água ou café que incluam os participantes;
  • Criar jogos ou atividades em grupo;
  • Fazer perguntas dinâmicas.

3) Use a mesma linguagem do público

A interatividade é um recurso diferenciado e próprio para tornar a sua apresentação única. Mas, assim como a atividade proposta precisa ter sinergia com o público, a sua fala e linguagem também. Por isso, procure estudar as pessoas para quem irá falar e adequar seu discurso e dinâmicas à realidade delas.

Quando você faz isso fica muito mais fácil prender a atenção dos espectadores e garantir a atenção deles ao longo de todo o seu discurso. Falar bem em público também passa por estudo, dedicação e conhecimento sobre quem você precisará encantar.

4) Seja autêntico

Fale de um jeito que seja só seu, que mostre quem você é. Não tente imitar expressões ou posicionamentos de outras pessoas. Isso não passará uma boa imagem para quem estiver assistindo e irá tirar toda a sua autoridade sobre o assunto.

No quesito autenticidade, tudo conta, o gestual, a voz, o tom da fala, o olhar, o caminhar e até o conteúdo e a forma de expô-lo. Use dinâmicas que representem o seu jeito e que tenham um estilo próprio, que tornem único. Ter sua personalidade registrada em uma apresentação, inclusive, ajuda a transmitir verdade e a gerar confiança.

5) Cuidado com a postura

O corpo fala tanto quanto a voz e no quesito postura entra tudo, desde seus gestos e expressões faciais até a forma como você se veste. Sua postura precisa ser natural e quanto mais próxima de quem estiver assistindo, melhor será a empatia e a sinergia entre você e a plateia. Confira algumas dicas e pontos de atenção:

  • Seu semblante tem que corresponder ao sentimento da fala;
  • Use movimentos de braços e pernas de forma estratégica para evidenciar pontos importantes da apresentação;
  • Mãos soltas mostram naturalidade e transmitem a mensagem de que você está confortável com o ambiente, as pessoas e o tema do discurso;
  • Mãos na cintura podem passar a ideia de autoritarismo ou agressividade;
  • Braços cruzados podem demonstrar distanciamento, resistência, impaciência e transmitem uma sensação de que você não está à vontade.

Chegou a sua vez

As técnicas apresentadas aqui são usadas mundialmente e ensinadas por alguns dos maiores palestrantes do Brasil e do mundo. Inclusive, fazem parte da apresentação de participantes do Ted Talks, um dos maiores eventos do mundo sobre o assunto. O que os especialistas da área reforçam é que, além de colocar em prática o que ler e aprender na teoria, é preciso treinar constantemente e estar atualizado às novas tendências e tecnologias. Apresentações modernas, com boa fala e, principalmente, um bom comandante fazem toda a diferença na hora da troca de ideias e no desenvolvimento de carreiras. Chegou a sua vez. Pratique e faça.

Comentários

comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published.